Avançar para o conteúdo principal

Um cd para Sebastião da Gama

“Meu caminho é por mim fora” é o primeiro verso do poema “Itinerário”, de Sebastião da Gama. É um verso lindo de viagem introspectiva, de caminhada poética, de percurso arrábido. É um verso que se encontra com essa ideia do traçar o próprio caminho que José Régio também poetou. É um verso que resume uma obra.
Foi por todas estas razões que esse foi o verso escolhido para dar título ao cd que a Associação Cultural Sebastião da Gama vai editar, com apresentação pública prevista para Maio. É, aliás, esta a resposta à adivinha lançada neste blogue num dos idos do mês de Fevereiro – o que reúne nomes como Rui Serodio, Célia David, Fernando Guerreiro, José Nobre, Maria Barroso e Maria Clementina é o facto de das suas vontades e colaborações ter resultado este cd. Rui Serodio compôs a música e todos os outros deram as vozes. Maria Barroso foi colega de curso e amiga de Sebastião da Gama; as outras quatro vozes têm dito muita poesia e têm mais uma característica comum – todas passaram pelo TAS (Teatro Animação de Setúbal), algumas delas ainda por lá fazendo história.
Capa do cd a ser editado pela Associação Cultural Sebastião da Gama

Dos 26 textos seleccionados (correspondentes a outras tantas faixas), dois são em prosa – um excerto do Diário a explicar o que é a poesia, que abre o conjunto de gravações, e a crónica sentida “Encarcerar a asa”, que foi o último texto que Sebastião da Gama escreveu e encerra o conjunto – e todos os restantes são poemas ordenados pela cronologia da sua produção. Responsáveis pela escolha dos textos foram João Reis Ribeiro e Maria Barroso.
O cd, numerado, é acompanhado por um libreto que contém a reprodução integral dos textos, fotografias de Sebastião da Gama e um pequeno texto introdutório assinado por Marcelo Rebelo de Sousa. A concepção gráfica deste projecto esteve a cargo de Jorge Calheiros e o seu desenvolvimento conta com a parceria de empresas e instituições como Câmara Municipal de Setúbal, Fundação Buehler-Brockhaus, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Grupo Nabeiro - Delta Cafés, Junta de Freguesia de S.Lourenço (Azeitão), Junta de Freguesia de S. Simão (Azeitão) e Ramos & Varela SA.
Aceitam-se inscrições para reserva, que podem ser feitas via e-mail. – JRR

Comentários

  1. Que bom! Fico muito satisfeita com este CD!
    Parabéns à Associação! Bem hajam as vozes e o pianista!

    Anita

    ResponderEliminar
  2. Olá, Amigos:
    fiquei MUITO FELIZ com a edição deste CD de Sebastião da Gama.
    Sou SETUBALENSE de gema e agora estou no Brasil. Casei, estudo e trabalho aquí. Mas dos valores da minha terra e de Portugal eu NUNCA abdicarei.
    Gostava de saber se vocês me podem enviar o Cd para o Brasil à cobrança. Adoraria ter ele aquí comigo.
    O meu blog é www.1lindomenino.blogspot.com e, se vocês me puderem enviar nesses moldes o CD, gostaria que me deixassem um recado no meu Blog.
    Antecipadamente grato,
    Antonio Rui
    1lindomenino

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)
Dia 7 de dezembro - Assembleia extraordinária

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a