sexta-feira, 26 de março de 2010

Um cd para Sebastião da Gama

“Meu caminho é por mim fora” é o primeiro verso do poema “Itinerário”, de Sebastião da Gama. É um verso lindo de viagem introspectiva, de caminhada poética, de percurso arrábido. É um verso que se encontra com essa ideia do traçar o próprio caminho que José Régio também poetou. É um verso que resume uma obra.
Foi por todas estas razões que esse foi o verso escolhido para dar título ao cd que a Associação Cultural Sebastião da Gama vai editar, com apresentação pública prevista para Maio. É, aliás, esta a resposta à adivinha lançada neste blogue num dos idos do mês de Fevereiro – o que reúne nomes como Rui Serodio, Célia David, Fernando Guerreiro, José Nobre, Maria Barroso e Maria Clementina é o facto de das suas vontades e colaborações ter resultado este cd. Rui Serodio compôs a música e todos os outros deram as vozes. Maria Barroso foi colega de curso e amiga de Sebastião da Gama; as outras quatro vozes têm dito muita poesia e têm mais uma característica comum – todas passaram pelo TAS (Teatro Animação de Setúbal), algumas delas ainda por lá fazendo história.
Capa do cd a ser editado pela Associação Cultural Sebastião da Gama

Dos 26 textos seleccionados (correspondentes a outras tantas faixas), dois são em prosa – um excerto do Diário a explicar o que é a poesia, que abre o conjunto de gravações, e a crónica sentida “Encarcerar a asa”, que foi o último texto que Sebastião da Gama escreveu e encerra o conjunto – e todos os restantes são poemas ordenados pela cronologia da sua produção. Responsáveis pela escolha dos textos foram João Reis Ribeiro e Maria Barroso.
O cd, numerado, é acompanhado por um libreto que contém a reprodução integral dos textos, fotografias de Sebastião da Gama e um pequeno texto introdutório assinado por Marcelo Rebelo de Sousa. A concepção gráfica deste projecto esteve a cargo de Jorge Calheiros e o seu desenvolvimento conta com a parceria de empresas e instituições como Câmara Municipal de Setúbal, Fundação Buehler-Brockhaus, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Grupo Nabeiro - Delta Cafés, Junta de Freguesia de S.Lourenço (Azeitão), Junta de Freguesia de S. Simão (Azeitão) e Ramos & Varela SA.
Aceitam-se inscrições para reserva, que podem ser feitas via e-mail. – JRR

2 comentários:

  1. Que bom! Fico muito satisfeita com este CD!
    Parabéns à Associação! Bem hajam as vozes e o pianista!

    Anita

    ResponderEliminar
  2. Olá, Amigos:
    fiquei MUITO FELIZ com a edição deste CD de Sebastião da Gama.
    Sou SETUBALENSE de gema e agora estou no Brasil. Casei, estudo e trabalho aquí. Mas dos valores da minha terra e de Portugal eu NUNCA abdicarei.
    Gostava de saber se vocês me podem enviar o Cd para o Brasil à cobrança. Adoraria ter ele aquí comigo.
    O meu blog é www.1lindomenino.blogspot.com e, se vocês me puderem enviar nesses moldes o CD, gostaria que me deixassem um recado no meu Blog.
    Antecipadamente grato,
    Antonio Rui
    1lindomenino

    ResponderEliminar