segunda-feira, 8 de março de 2010

A paisagem que Sebastião da Gama cantou entre as "Maravilhas Naturais"

A paisagem que Sebastião da Gama enalteceu na sua poesia – as faces da Arrábida, a sua “serra-mãe” – está entre as finalistas para o concurso das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, ontem divulgadas.

Sebastião da Gama contemplando a Arrábida, com o Portinho ao fundo (Maio de 1943)

No princípio, eram 323; passaram, depois, a 77; agora, são 21; a partir de Setembro, serão 7. O concurso iniciou-se com 323 candidaturas, de que um júri escolheu 77 e, depois de uma escolha monitorizada, ficou reduzido a 21 opções, a partir de agora à espera dos votos portugueses até que, em Setembro, sejam reveladas as maravilhas eleitas.
As paisagens finalistas estão agrupadas em sete núcleos: “Florestas e matas”, “Grandes Relevos”, “Grutas e Cavernas”, “Praias e Falésias”, “Zonas Marinhas”, “Zonas não Marinhas” e “Zonas Protegidas”. A região de Setúbal está presente em três categorias: o Parque Natural da Arrábida, nos “Grandes Relevos” (onde estão também a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico e o Vale Glaciar do Zêzere); o Portinho da Arrábida, nas “Praias e Falésias” (concorrendo com o Pontal da Carrapateira e a Praia de Porto Santo); e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nas “Zonas Protegidas” (a par com o Parque Natural da Peneda-Gerês e Reserva Natural da Lagoa do Fogo).
Mais informações aqui.

1 comentário:

  1. A PRIMEIRA FOTO TAMBEM ERA BOA!
    ESTA TEM MAIS CONTEXTO!
    aqrosa

    ResponderEliminar