Avançar para o conteúdo principal

“Meu caminho é por mim fora…”

Reprodução do manuscrito de Sebastião da Gama da primeira página do poema "Itinerário"

Este verso de Sebastião da Gama, que abre o seu poema “Itinerário” (datado de 29 de Outubro de 1944 e incluído no livro Serra Mãe, de 1945), tem sido o título das sessões de divulgação que a Associação Cultural Sebastião da Gama tem promovido sobre o seu patrono.
A escolha deste verso para designar essas acções justifica-se pela força que dele ressalta, sobretudo quando escrito por um jovem que tinha 20 anos e assumia ser a poesia de José Régio uma das suas âncoras. Não foi por acaso que o último livro que publicou – Campo aberto, em 1951 – teve dedicatória para duas personalidades que lhe nortearam as condutas: Virgílio Couto, que fora o seu metodólogo e mestre de pedagogia na Escola Veiga Beirão, e José Régio, poeta admirado e amado. De resto, um dos pontos altos nesse ano de 1951 na vida do poeta da Arrábida (em 25 de Fevereiro) foi o encontro com Régio em Portalegre, onde se deslocou, na companhia de Cristovam Pavia e de Manuel de Almeida Lima, para oferecer o livro, saído havia pouco mais de uma semana. A outra razão para a escolha deste verso na identificação das acções teve ainda outra causa não menos regiana: é que ele se encontra inevitavelmente com aqueles outros “só vou por onde / me levam meus próprios passos”, inseridos no poema extraordinário que é “Cântico Negro” (publicado em Poemas de Deus e do Diabo, em 1925).
A primeira acção que a ACSG promoveu sob esta designação aconteceu em 19 de Janeiro de 2007, na Biblioteca Municipal de Palmela, perante uma assistência que lotou o auditório, tendo estado presente António Manuel Couto Viana, esse homem das letras que foi companheiro de Sebastião da Gama no projecto da Távola Redonda (nascida em 1950). Houve poemas ditos pelo actor setubalense Fernando Guerreiro e contou-se com a presença do saudoso António Matos Fortuna (historiador), de Rogério Peres Claro (colega de Sebastião da Gama), de Nicolau da Claudina (aluno de Sebastião da Gama em Setúbal) e de muitos outros admiradores da obra e da personalidade do poeta azeitonense.
A partir daí, as sessões que a ACSG dinamizou sobre Sebastião da Gama não pararam, tendo passado pela Escola Secundária Sebastião da Gama (Setúbal, 7 de Fevereiro de 2007), Clube Setubalense (23 de Março de 2007), Museu Sebastião da Gama (Azeitão, 10 de Abril de 2007), Escola Básica de 2º e 3º Ciclo de Azeitão (23 de Abril de 2007), Universidade Sénior do Seixal (7 de Maio de 2007), Escola Básica Vieira da Silva (Carnaxide, 3 de Outubro de 2007), Escola Secundária Quinta das Flores (Coimbra, 24 de Outubro de 2007), Escola Secundária de Tondela (26 de Outubro de 2007), Escola Secundária de Caneças (15 de Janeiro de 2008), Escola Secundária da Sé (Lamego, 26 de Fevereiro de 2008), Escola Secundária de Moimenta da Beira (27 de Fevereiro de 2008), Escola Básica de 2º e 3º Ciclos de Pegões (24 de Abril de 2008), Escola Secundária de Barcelos (20 de Março de 2009), Escola de 2º e 3º Ciclo da Bela Vista (Setúbal, 23 de Abril de 2009) e Escola Secundária de Mem Martins (2 de Dezembro de 2009).
Para os tempos mais próximos, estão já marcadas duas sessões em escolas: a primeira, na Vialonga, em 24 de Fevereiro, e a segunda, na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos de Pegões, em 3 de Março.
Cada sessão consta da divulgação da vida e obra de Sebastião da Gama, com recurso a apresentação em “power-point”, leitura de alguns poemas (alguns inéditos), respostas a perguntas e distribuição aos participantes de brochura contendo excertos de vários textos do poeta e alguns dos poemas que integram a sessão. Não os temos contabilizado, mas foram já umas centenas os participantes que, através da ACSG, ficaram a conhecer um pouco do nosso patrono. (JRR)

Participantes na sessão em Palmela (19 de Janeiro de 2007), vendo-se, no canto inferior esquerdo, António Matos Fortuna e António Manuel Couto Viana

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)

"Cantilena", de Sebastião da Gama, cantado por Francisco Fanhais

Com a edição do Público de hoje completa-se a colecção “Canto & Autores” (Levoir Marketing / “Público”), de treze títulos, sendo este volume dedicado a Francisco Fanhais, constituído por booklet assinado por António Pires com um texto resultante de entrevista testemunhal a Fanhais e por um cd com 17 faixas, em que a canção “Cantilena” (letra de Sebastião da Gama e música de Francisco Fanhais) ocupa a sexta posição no alinhamento. Por este cd passam ainda versos de Manuel Alegre, de Sophia de Mello Breyner, de César Pratas e de António Aleixo, entre outros. O poema “Cantilena”, cujo primeiro verso é “Cortaram as asas ao rouxinol”, foi escrito por Sebastião da Gama em 25 de Novembro de 1946 e, logo no ano seguinte, escolhido para o que viria a ser o segundo livro do poeta, Cabo da boa esperança (1947). É um dos poemas clássicos da obra de Sebastião da Gama quando se quer referir a presença dos animais na poesia portuguesa, tal como se pode ver na antologia Os animais na

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a