Avançar para o conteúdo principal

Entrega do Prémio de Poesia Sebastião da Gama (IV) - opinião do Júri



A apreciação da obra premiada, O silêncio solar das manhãs, na sessão de entrega do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2013, esteve a cargo de José-António Chocolate, que falou em nome do júri, discurso que aqui se reproduz.

Discípulo dileto do poeta e escritor José Luís Peixoto, o poeta António Canteiro não só se serve dum excerto do seu livro A criança em ruínas, para citação e enquadramento do seu trabalho (“o silêncio solar das manhãs”) como procura alicerçar – e porque não, até estruturar – nessa frase, que se torna um verso bonito, toda a evolução do texto que nos apresenta. Afinal um texto feito de tantos outros encadeados e em harmonia, que exaltam profusamente a natureza – “sabes de cor, as correntes frias do mar, o troar do vento e da tempestade. sabes de cor, a zina quente da tarde e o calor das noites de luar, no teu corpo aveludado”; “giesta, amarela-verde-flor. se a brisa quiser, dobra-te na beira da estrada”.
E assim António Canteiro nos fala dos ribeiros, dos rios, do mar, da praia, dos campos e dos lugares, cantos e recantos, de hábitos e costumes, enfim tudo o que povoa e dá vida ao seu imaginário, cheio de cores e de sonhos, onde se respira uma atmosfera mística, também ela feita de recordações e de memórias – “se à noite, mãe!, a pele das mãos, ninho cravado de rugas, teias de silêncio, a dormir no regaço, eu te ouvir rezar”; “antigamente, soprava o vento sobre a telha vã e nos pomares despidos de folhagem”.
Sendo o António Canteiro o pseudónimo predileto do autor, João Carlos Cruz, com obra publicada e premiada, a qual regista um percurso literário mais virado para o texto em prosa, não é de estranhar que “Rosa Cravo” (pseudónimo apresentado a concurso neste Prémio) se tenha sentido mais à vontade na opção tomada por uma escrita que perfilha uma estética sóbria de texto corrido e compacto, enquadrado naquilo a que se pode chamar de prosa poética.
Mas desengane-se quem se fica apenas pela impressão visual do texto, porque se trata de verdadeira poesia, de boa poesia, a que não faltam: a) eloquentes e pertinentes metáforas –  “um velho não é senão um menino que brinca ao redor do silêncio”; “pinto ao longe o horizonte, da mesma cor da chama, que te arde no peito”; “ao fundo, distante do rio, uma luz treme sobre as pedras e deita-se, em fios, na estrada de acácias”; “olho com espanto a esteva e a simetria da flor, na harmonia de tons verdes, de folhas cerzidas na côdea dos dias” ; b) felizes imagens – “erguido no cômoro do ribeiro. ufano. entre ervas daninhas. areias e águas turvas. majestoso lírio-rei brasonado, trajado de cetim”; “era no cais, quando a tarde morria, o velho cata a névoa de olhos espetados no céu, tinha a face coada de rugas e os lábios de cor púrpura”; c) uma harmonia encadeada e suportada mais pela aliteração do que pela rima. E tudo isso, intencionalmente explorado em direção a um final que aprofunda a ideia inicial e mais que tudo nos questiona enquanto a si próprio se questiona com um pendor dialético, próprio de quem procura mais que o conhecimento superficial das coisas.
Nota-se que, em O silêncio solar das manhãs, é propositada a forma escolhida, contrapondo-se à substância duma poesia feita de versos serenos e coloridos, uma escrita irreverente que rompe com os cânones gramaticais.
[Na foto: José-António Chocolate em nome do júri.]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)
Dia 7 de dezembro - Assembleia extraordinária

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a