Avançar para o conteúdo principal

Apresentação do cd "Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora" - Reacções

As reacções ao cd “Meu caminho é por mim fora”, que a Associação promoveu, têm chegado e são favoráveis, umas mais expansivas, por escrito outras. Já algumas aqui foram publicadas como comentário a postais já editados.
Ontem, via mail, a Alexandrina Pereira também deu a sua opinião, recuando até à sessão de 5 de Junho, em que ocorreu a apresentação do cd, dizendo: “ouvi o cd pouco depois de o ter adquirido e fui saboreando o seu conteúdo. As vozes de todos os intervenientes não me surpreenderam pela beleza e harmonia assim como não me surpreendeu a suavidade da música do nosso querido amigo Rui Serodio. Não me surpreenderam porque sei (todos sabemos) a qualidade de todos. Considero um trabalho excelente. Sobre a tarde da apresentação, foi bonito ver a sala cheia mas outra coisa não era de esperar. (…) A presença da Dra. Maria Barroso emocionou-me principalmente por sentir o quão importante foi para ela a sua participação nesta homenagem a Sebastião da Gama.
Finalizo dizendo-lhe que tenho estado a ler (só tinha folheado) o livro de Sebastião da Gama O Segredo é Amar. O que ele nos ensina! Que ser humano tão excepcional! Neste livro somos levados a amar tudo o que faz parte da vida e que quantas (demasiadas!) vezes não valorizamos ou nem reparamos: o sol, a pequena planta, Alentejo, Estremoz, Pascoaes. Que vida curta para tão grande coração.”
Ontem ainda, no “Jornal de Domingo”, da TVI... “Vamos aos livros, Professor?”, perguntou Júlio Magalhães a Marcelo Rebelo de Sousa. “Um cd. Meu caminho é por mim fora. Poesias de Sebastião da Gama ditas por muito boa gente, inclusive Maria Barroso. Uma homenagem a Sebastião da Gama.” Foi assim que Marcelo Rebelo de Sousa abriu a parte da sua intervenção dedicada aos livros.
Se já ouviu o cd, faça-nos chegar também a sua opinião para a podermos partilhar. - JRR
[foto: O Setubalense]

Comentários

  1. Enviei um CD a uma pessoa amiga que vive em Inglaterra. Gostou muito e deu os Parabéns à Associação, pois está muito bom em todos os aspectos.
    Fiquei muito contente quando recebi este retorno.

    Anita Vilar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)
Dia 7 de dezembro - Assembleia extraordinária

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a