domingo, 23 de setembro de 2012

Dos associados (30) - O nosso presidente recebeu a medalha de mérito cultural


A nossa Associação está de parabéns! O nosso Presidente recebeu Medalha de Mérito Cultural.
Tudo se passou no passado dia 15 de Setembro - Comemorações do dia da Cidade, em Setúbal. Tal como em anos anteriores, a Câmara Municipal de Setúbal comemorou o seu feriado municipal com um vasto programa de eventos culturais de que destacaremos somente a sessão realizada nesse dia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Foi precisamente no decorrer desta sessão solene que teve lugar a homenagem aos funcionários municipais ultimamente aposentados e a condecoração de diversas personalidades e entidades do concelho com a Medalha de honra da cidade.
Entre as diversas personalidades propostas pela nossa Câmara Municipal  para serem condecoradas está precisamente o nosso presidente, Dr. João Reis Ribeiro. Estamos, pois, perante um acontecimento que enche de júbilo  a nossa Associação, com todos os seus associados, amigos e admiradores do grande homem, poeta e pedagogo que foi Sebastião da Gama.
No curriculum apresentado nesta sessão evocativa pela Câmara Municipal, justificativo da atribuição deste galardão, ficámos a saber que o Professor João Reis Ribeiro nasceu em Alvarães (concelho e distrito de Viana do Castelo) no ano de 1958. Desde a sua vinda para o concelho de Setúbal, para além da actividade docente, vem manifestando um grande interesse pela história local da região através de estudos que vem publicando com notória assiduidade, tanto em periódicos de circulação local como em livro.
Para além de alguns estudos em colaboração com outros investigadores, é de sua autoria a obra Histórias da região de Setúbal e Arrábida, de que saiu em 2003 o primeiro volume. Tem ainda colaboração no Grande Dicionário Enciclopédico Ediclube e são de assinalar também outras obras de sua autoria, tais como Minho (1993), Histórias e cantinhos da região de Palmela (2002) e Imagens da Península da Arrábida no século XIX (2004, em colaboração com António da Cunha Bento). Ultimamente, preparou uma edição anotada do Diário de Sebastião da Gama (2011).
Convém ainda referir os cargos directivos desempenhados no movimento associativo: Associação Desportiva e Cultural de Alvarães; Casa do Minho (Lisboa); Centro Social de Palmela e Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela, além de colaborações com o Centro de Estudos Bocageanos e Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão.
Apaixonado pela obra do poeta e pedagogo Sebastião da Gama, João Reis Ribeiro vem-lhe dedicando atenção, leitura e estudo a partir, sobretudo, da tese de mestrado que defendeu e na qual analisou o percurso da revista Távola Redonda, a que o autor de Serra-Mãe esteve ligado.
João Reis Ribeiro, docente bem conhecido e apreciado nos meios literários de Setúbal, desempenha ainda as funções de Presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, instituída no ano de 2006 e que tem como propósito principal a divulgação da mensagem e da obra do poeta azeitonense.
João Reis Ribeiro tem-se mostrado um incansável intensificador da memória de Sebastião da Gama, promovendo, através da Associação a que preside e em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e de outras Entidades, diversas iniciativas tendentes a evocar o grande poeta e pedagogo azeitonense Sebastião da Gama.
Aqui fica, pois, um pequeno esboço do valor e mérito humano, moral e intelectual do nosso presidente que, diga-se em abono da verdade, nos enche de orgulho.Com renovados parabéns por esta Medalha de mérito intelectual e por todos os êxitos já alcançados, formulamos votos para que tenha muita saúde a fim de poder continuar a conceder à  nossa Associação e a todas as actividades  em que está envolvido o seu incontornável contributo. – Manuel  Herculano Silva

[Na foto: João Reis Ribeiro, ladeado pela Presidente da Câmara de Setúbal e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal.
Foto de Fátima Ribeiro] 

Sem comentários:

Enviar um comentário