segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dos associados (31) - António Osório em entrevista



António Osório, um dos mais importantes poetas portugueses da actualidade e nosso associado, é entrevistado na mais recente edição do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias (nº 1095, de 19 de Setembro).
A entrevista, conduzida por Maria Leonor Nunes, tem como pretexto o livro que brevemente estará nos escaparates, assinado por António Osório, intitulado O concerto interior, uma “revisitação das personagens e episódios da vida do poeta, ensaísta e advogado”.
António Osório, que conheceu Sebastião da Gama e com ele privou, já escreveu algumas memórias sobre o poeta azeitonense; neste livro, o autor de Serra-Mãe voltará a ser objecto de histórias, a par com muitas outras personagens que se cruzaram na vida de António Osório, que diz sobre este seu novo título: “Neste livro há uma mistura de poesia, prosa e sonho. E procurei ser verdadeiro, como em tudo na minha vida.”
A entrevista, importante para quem queira conhecer António Osório (nascido em Setúbal há 79 anos e cujo primeiro livro, A raiz afectuosa, saiu há 40 anos), passa pela poesia, pela biografia, pelos gostos e prazeres, pelo anúncio do que pode ser partilhado neste livro. O Concerto Interior, título poético de um jeito de fazer memórias em que a poesia e o sentir se cruzam, foi pretexto para esta entrevista que termina com António Osório a dizer o que procura como poeta: “A busca do sentido do mundo. A busca da ‘luz verde’. Acho que existe uma luz verde, que todos vemos, que é a de sermos fraternos uns para os outros.”
Brevemente, uma outra entrevista de António Osório será publicada, desta vez na revista Ler (a sair no início de Outubro). O livro de que se fala será objecto de apresentação pública em data a ser divulgada oportunamente, numa iniciativa que será levada a cabo com a participação da nossa Associação. – JRR

Sem comentários:

Enviar um comentário