
O mês de Fevereiro de 1923 acabou numa quarta-feira, 28. Nesse dia, em Azeitão, nascia Joana Luísa Rodrigues. Passam hoje 89 anos.
Uma relação de amizade converteu-se depois numa história de amor e, em Maio de 1951, Joana Luísa casava com Sebastião da Gama, no Convento da Arrábida. Era o início de uma etapa, curta etapa, que duraria nove meses, até à morte, em Fevereiro de 1952, de Sebastião da Gama.
Poderia a obra do poeta azeitonense ficar-se por ali, reduzir-se aos três títulos que publicara e a mais uns quantos textos dispersos por jornais. Podia, de facto. Mas o destino encarregou-se de continuar a dar a conhecer a obra do poeta.
O destino e Joana Luísa. Pois. Mantendo o círculo de amigos de Sebastião da Gama, Joana Luísa foi deixando que a obra do marido viesse a público, foi incentivando que a obra tivesse conhecimento alargado e que, postumamente, o nome de Sebastião da Gama alcançasse os contornos que hoje tem. Trabalho de Joana Luísa, com a concordância de Sérgio Gama, seu cunhado e irmão mais velho de Sebastião, sob a orientação e as leituras de amigos como David Mourão-Ferreira, Maria de Lourdes Belchior, Lindley Cintra, Matilde Rosa Araújo, Couto Viana e Luís Amaro.
Não tivesse sido a dedicação e persistência de Joana Luísa e os leitores de hoje não conheceriam a maior parte da obra de Sebastião da Gama – do Diário, dos poemas, das cartas.
Passam hoje 89 anos de uma vida que teve muitos anos dedicados à poesia da Arrábida e à preservação da memória de Sebastião da Gama. Infelizmente, não podemos contar hoje com a dedicação e a disponibilidade de Joana Luísa, pois a doença venceu-a e, desde Agosto, está muito limitada devido a um avc de que foi vítima. Mas o percurso da obra de Sebastião da Gama deve-lhe imenso, é justo reconhecê-lo. E os leitores de Sebastião da Gama igualmente têm com ela esta dívida de gratidão. E, neste dia dos seus 89 anos, justo é homenageá-la.
A memória que Joana Luísa conservou de Sebastião da Gama tem sido primordial para a reconstituição da sua biografia e da sua leitura. E, a breve prazo, os leitores poderão aceder a uma parte das memórias de Joana Luísa, em trabalho que a Associação Cultural Sebastião da Gama irá editar.
Para já, fica o assinalar deste dia. Com uma flor de poesia. Com a nossa gratidão. Com o afecto devido pelas coisas reveladas.
Parabéns a Joana Luísa pelos seus 89 anos! Parabéns a Joana Luísa por este itinerário também feito pela poesia fora! - JRR
[foto: Joana Luísa, em Maio de 2006, na Arrábida]
Muitos parabéns à D. Joana Luísa! Mulher com "M" grande como o seu marido/poeta Sebastião da Gama.
ResponderEliminarAntónio Serra (Associado nº 289)
Parabéns muito sentidos a D. Joana Luísa e, através dela, ao " nosso " poeta e à Poesia.
ResponderEliminarUm simples admirador.
É caso para dizer que Joana Luísa foi mais que uma grande mulher por detrás de um homem!
ResponderEliminarParabéns Joana Luisa pelo aniversário e Parabens pela enorme abnegação e amor ao poeta e à poesia.
Anita Vilar
GRANDES PARABENS A NOSSA AMIGA JOANA LUISA
ResponderEliminarMariagrazia Russo
Felicitações a Joana Luísa da Gama, pessoa admirável como poucas e a quem todos temos que estar gratos por ter mantido bem viva a presença de Sebastião, da sua obra, da sua poesia!
ResponderEliminarJosé Carlos Costa Marques
Parabéns a Joana Luísa neste dia do seu aniversário. As suas melhoras.
ResponderEliminarJosé - António Chocolate
Parabéns Joana Luísa. O seu amor transbordou para todos nós: Obrigada.
ResponderEliminarSoledade Almeida
Boa tarde D.Joana Gama
ResponderEliminarEu sou a Joana,a senhora sabe quem sou.
Peço desculpa por ainda não ter respondido à sua carta,mas não tive oportunidade e infelizmente já a recebi depois da palestra na Escola Sebastião da Gama.
Vou responder-lhe brevemente,mas tudo o que disse na sua carta esta correcto sou essa rapariga mesmo.
Rápidas melhoras,ainda quero dar-lhe os parabéns em 2013.
Beijinho grande
Joana Rita