segunda-feira, 13 de junho de 2011

Entrega do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama - I

A entrega do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama ocorreu na noite de ontem, na sede da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. Paulo Assim foi o autor da obra premiada nesta 13ª edição do certame, intitulada Retrato a Sépia.
Antes da sessão, Paulo Assim teve um encontro com Joana Luísa da Gama, que, por razões de saúde, não pôde estar presente no evento.
A entrega do Prémio contou com a colaboração de Carlos Zacarias e de Sónia Paulo, que disseram poemas de Sebastião da Gama, a abrir o espectáculo, e de Paulo Assim, na conclusão.

As intervenções estiveram a cargo de José António Contradanças (em nome do júri), João Carpelho e Celestina Neves (presidentes das Juntas de Freguesia de S. Simão e de S. Lourenço, respectivamente), João Reis Ribeiro (Associação Cultural Sebastião da Gama) e Manuel Queirós (Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense).
O tom dos discursos acertou por algumas ideias importantes, como: a oportunidade da existência deste Prémio, não só como memória de Sebastião da Gama mas também como evento cultural azeitonense de importância crescente; o papel que, ao longo dos tempos, Joana Luísa da Gama tem tido na publicação e divulgação da obra de Sebastião da Gama; a qualidade que o trabalho premiado apresenta, na senda de outros importantes poetas portugueses que têm sido vencedores deste Prémio, como Amadeu Baptista, Maria do Rosário Pedreira, José Carlos de Barros, etc.
Paulo Carreira, que assume o nome literário de Paulo Assim, vive na Batalha, onde é desenhador de moldes, tem já vários trabalhos premiados e foi o vencedor desta 13ª edição do Prémio, que incluiu uma oferta pecuniária e a edição em livro da obra seleccionada pelo júri (constituído por Arlindo Mota, João Reis Ribeiro e José António Contradanças).
O Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama foi criado em 1988 pelas Juntas de Freguesia de S. Lourenço e de S. Simão (Azeitão), patrocinadoras que se têm mantido e que, na realização deste ano, contaram com a parceria da Associação Cultural Sebastião da Gama, da Câmara Municipal de Setúbal e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Sem comentários:

Enviar um comentário