Avançar para o conteúdo principal

Joana Luísa da Gama (1923-2014) - Agradecimento


Em nome de todos os sobrinhos e do seu cunhado, vimos através deste meio expressar a mais profunda gratidão a todos os que acompanharam as cerimónias fúnebres de Joana Luísa Gama e aos que manifestaram o seu pesar das mais diversas formas (telefonemas, mensagens, flores...).
Sinceros agradecimentos a todos os Amigos que a acompanharam ao longo da sua vida e que sempre expressaram a sua amizade e afeição.
Também gostaríamos de agradecer àqueles que deram assistência, dedicação e a acarinharam ao longo da sua doença.
Para todos o nosso sincero reconhecimento.

Acreditamos que a missão mais importante da Tia Joana Luísa foi continuar a divulgação da obra e da mensagem de Sebastião da Gama. Gostaríamos de agradecer profundamente a todas as entidades e pessoas que desde sempre contribuíram directa ou indirectamente para que esta missão se pudesse concretizar. Foi sempre com alegria imensa e grande disponibilidade que partilhou recordações, vivências e a obra de Sebastião da Gama.
A Tia Luísa ficará para sempre nos nossos corações.
O mais profundo Obrigado.

Luís de Gonzaga Machado (cunhado) e sobrinhos João José, Luís Manuel, Carlos Alberto e respetivas famílias (Oliveira Rodrigues) e Luís Fernando, Maria Helena, Maria da Conceição, José Manuel, Ana Maria, Maria Paula, Maria João, Nuno e respetivas famílias (Rodrigues de Gonzaga Machado)

Comentários

  1. UMA MEMÓRIA




    A JOANA LUIZA DA GAMA





    UMA VELHINHA ATRAVESSOU A VIDA

    FEZ-SE GAIVOTA ESGUIA E BARCO A NAVEGAR

    SEGUIU OS CAMINHOS DAS FLORES

    DEIXOU NOS ARES DO CAIS A MARESIA E OS AROMAS

    NOS LONGES VISLUMBRA-SE AINDA UM POEMA

    QUE PERTINHO DE NÓS BATE O SEU CORAÇÃO

    NA DISTÂNCIA SÔFREGA DE NÃO SE ALCANÇAR

    OLHA-SE E SÓ SE VÊ O HORIZONTE DE CIINZA

    E UM MASTRO DE PÁSSARO A BALOIÇAR

    À TONA DA NOSSA ALMA SALGADA




    ResponderEliminar
  2. Assente o pó das emoções que nada nos deixam dizer, quero deixar um «obrigada!» a Joana Luísa pela riqueza dos momentos em que tive oportunidade de gozar da sua companhia e pela amizade que me dispensou.
    Há pessoas que nunca partem de dentro de nós. Assim é com Joana Luísa, que eu só conseguia tratar por Sr.ª D. Joana Luísa!
    Ficará sempre no meu coração e dela terei saudades.
    Que descanse em paz na companhia do seu querido Sebastião!
    MCT

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)

"Cantilena", de Sebastião da Gama, cantado por Francisco Fanhais

Com a edição do Público de hoje completa-se a colecção “Canto & Autores” (Levoir Marketing / “Público”), de treze títulos, sendo este volume dedicado a Francisco Fanhais, constituído por booklet assinado por António Pires com um texto resultante de entrevista testemunhal a Fanhais e por um cd com 17 faixas, em que a canção “Cantilena” (letra de Sebastião da Gama e música de Francisco Fanhais) ocupa a sexta posição no alinhamento. Por este cd passam ainda versos de Manuel Alegre, de Sophia de Mello Breyner, de César Pratas e de António Aleixo, entre outros. O poema “Cantilena”, cujo primeiro verso é “Cortaram as asas ao rouxinol”, foi escrito por Sebastião da Gama em 25 de Novembro de 1946 e, logo no ano seguinte, escolhido para o que viria a ser o segundo livro do poeta, Cabo da boa esperança (1947). É um dos poemas clássicos da obra de Sebastião da Gama quando se quer referir a presença dos animais na poesia portuguesa, tal como se pode ver na antologia Os animais na

"Serra-Mãe", o primeiro livro de Sebastião da Gama

O primeiro livro de Sebastião da Gama foi Serra-Mãi (assim mesmo escrito), saído a público em Dezembro de 1945, com desenho de capa de Lino António, obra que muito cuidou e para a qual levou a preceito a selecção dos seus poemas. Nesta altura, Sebastião da Gama, com 21 anos, era ainda estudante no curso de Românicas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Tivera uma hipótese de a Livraria Portugália lhe editar o livro, mas, a 24 de Outubro, era-lhe dirigida uma carta, dizando que, naquele momento, não interessavam à editora “as publicações não integradas no plano” editorial, porque havia encargos com cerca de uma centena de originais, já pagos a autores e tradutores, e não havia como “dar vazão” a esse trabalho. A família de Sebastião da Gama assumiu, então, os encargos financeiros advenientes da edição e o livro foi publicado com a chancela da Portugália, enquanto distribuidora. Com obra, dedicada a Alexandre Cardoso, seu tio, assumia o risco de vir a ser o “poeta da Arrábida”, elegendo a