quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fernando Guerreiro (1938-2013) - para a memória



O actor setubalense Fernando Guerreiro partiu ontem.
Desde que foi criada a Associação Cultural Sebastião da Gama, a experiência, o saber, a generosidade e a disponibilidade do Fernando Guerreiro foram constantes. Interveio em várias sessões por nós organizadas: de poesia, de apresentações de livros, de divulgação sobre a obra do nosso patrono. Foi um dos intervenientes no cd Sebastião da Gama – Meu caminho é por mim fora, que editámos em 2010 (numa equipa que reuniu as vozes de Maria Barroso, Célia David, Maria Clementina e José Nobre e a música de Rui Serodio), em que foi responsável pela leitura de um excerto do Diário e dos poemas “Oração da tarde”, “Canção de guerra”, “Cabo da boa esperança”, “Santa Luzia” e “Largo do Espírito Santo, 2 – 2º”.
Do Fernando Guerreiro, ouvimos sempre o “sim” para todas as acções para que o desafiámos ou que lhe pedimos. Uma disponibilidade e um afecto à cultura, à poesia, ao espectáculo, à partilha enormes. Fica-nos já a saudade da sua colaboração, da sua alegria, da sua simplicidade e da sua dádiva.
O nome de Fernando Guerreiro fará parte das memórias da Associação Cultural Sebastião da Gama. – JRR
[Foto: reprodução da fotografia de Fernando Guerreiro que integrou o cd Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora]

4 comentários:

  1. ADEUS, AMIGO!
    Hoje, pela manhã, tive conhecimento da morte de Fernando Guerreiro, um homem ligado à declamação teatral e poética - muito triste estou!
    Desde novo ligado ao teatro, nos princípios dos anos 60 do século XX, pela mão da "Ribalta" (de outro saudoso,o Carlos Ferrreira), Fernando Guerreiro apurou a voz e o gesto para se tornar num verdadeiro homem de teatro a nível nacional.
    Deixa história em Setúbal e no coração de todos os que foram seus companheiros e amigos - eu fui um deles e ainda guardo pressurosamente na lembrança a sua bela voz, quando, na Biblioteca Municipal de Setúbal, o escutei dizer poemas da minha autoria. Obrigado, amigo!
    SUGIRO AO PRESENTE OU AO FUTURO ELENCO CAMARÁRIO QUE POSSA SER DADO O NOME DESTE SETUBALENSE A UMA DAS RUAS DA CIDADE PARA PERPETUAR QUEM TÃO HUMILDE FOI E QUEM A HONROU TANTO DURANTE TANTOS ANOS!!!
    DAQUI MANDO UMA FLOR GRATA AO MEU AMIGO MORTO...
    Daniel Nobre Mendes, 28.Ago.2013

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UM AMIGO VERDADEIRO E SEMPRE AO SERVOÇO DOS OUTROS TIVE O PRAZER DE TER ESTADO ALGUM TEMPO NO TEATRO TAS COM ESSE SENHOR COM UM GRNDE S FOI COM GRANDE TRISTEZA QUE SOUBE DA SUA ULTIMA VIAGEM PARA JUNTO DOS JUSTOS QUE A SUA ALMA DESCANSE EM PAZ .

      Eliminar
  2. apoiado. a camara deve fazer-lhe esse acto de justiça que bem o merece!


    antónio baltazar passos marques

    lisboa

    ResponderEliminar
  3. comovente este pequeno texto--é de dnm!

    tb muito sinto esta perda...


    graça teles-- setúbal


    ResponderEliminar