quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sebastião da Gama na EB 1 das Amoreiras, em Setúbal


Em 17 e 31 de Maio, estive na Escola Básica de 1º Ciclo nº 12 (conhecida como Escola das Amoreiras, pertencente ao Agrupamento de Escolas Bocage), em Setúbal, para falar sobre Sebastião da Gama aos alunos das turmas 4ºA e 3ºB, respectivamente, depois de convites feitos pelas professoras Antónia Freitas e Isabel Marques, docentes de uma e da outra turma.
Confesso que, sendo a primeira vez que ia apresentar o poeta a alunos do 1º Ciclo, algumas reticências se me punham… No entanto, contas feitas às duas sessões, a adesão dos alunos foi espantosa. Atentos, curiosos, participantes, interessados. Alguns tinham já ido pesquisar notas sobre Sebastião da Gama, outros foram perguntando isto e aquilo, sobre poemas, sobre o poeta, sobre ler… Outros quiseram ser eles mesmos a ler os poemas que lhes levei. E a participação foi permanente e intensa. No final, tiveram o desafio para ilustrarem poemas, trabalho que resultou nas propostas que noutros postais se mostram, tecidas em torno dos poemas “O chapéu do Toneco”, “Dança dentro dum balde” e “Ladra o gato”, datados de Setembro de 1949 e apenas publicados no volume póstumo Estevas, em 2004.

A mensagem de Sebastião da Gama chega com facilidade aos mais pequenos. Por ser linguagem que eles entendem, porque gostam de saber quem são as figuras da sua terra, porque apreciam referências e valores. A motivação era grande, viu-se. Quer pelo espírito de agilidade de todos eles, quer pelo cuidado prévio que as professoras tiveram na motivação. Creio que, pelas reacções a que assisti, os alunos ficaram contentes. E a poesia também ficou feliz! – JRR

Sem comentários:

Enviar um comentário