sábado, 23 de março de 2013

Sebastião da Gama na Casa do Alentejo




A Casa do Alentejo, em Lisboa, em colaboração com a LINCEMOZ (Liga dos Naturais e Amigos do Concelho de Estremoz), de que é Presidente António Lopes, resolveu prestar uma justa homenagem a Sebastião da Gama.
A cerimónia realizou-se no passado dia 20 de Março, pelas 18h30, num dos magníficos salões da referida Casa do Alentejo, em Lisboa, integrada numa das suas já conhecidas Tertúlias Culturais.
A justificar esta homenagem está, entre outras razões, o facto de Sebastião da Gama ter sido professor em Estremoz, onde deixou, à semelhança de outras localidades e Escolas onde leccionou, muitas e inesquecíveis recordações, não só entre os alunos mas também em toda a população.
A presidir a este evento esteve Rosa Calado (da Direcção da Casa do Alentejo), ladeada por Manuel Herculano (da Associação Cultural Sebastião da Gama), António Lopes (da Associação Lincemoz) e Manuel Xarepe (em representação dos alunos de Sebastião da Gama, em Estremoz).
De salientar a presença de um numeroso grupo de participantes (ex-alunos, simpatizantes e amigos de Sebastião da Gama) que, após as intervenções dos elementos organizadores, enalteceram a figura e obra do homenageado assim se associando a esta homenagem com lindos testemunhos pessoais e leitura de vários textos e poemas de Sebastião da Gama.


A finalizar, houve até a agradável surpresa de uma representação cénica por um grupo de sete elementos de dois lindos poemas de Sebastião da Gama: «Nasci para ser ignorante» e «Quatro mil soldados», que, diga-se em abono da verdade, deixou encantada toda a assistência.
Como já foi referido, a nossa Associação Cultural Sebastião da Gama esteve representada por Manuel Herculano, que, na sua intervenção, abordou o perfil humano e a obra literária, poética e pedagógica de Sebastião da Gama, que, como sabemos, é hoje reconhecida a nível nacional e no estrangeiro.
Aqui ficam os nossos agradecimentos à Casa do Alentejo e aos organizadores deste  magnífico e inesquecível ENCONTRO CULTURAL.

[Fotos: dois momentos da tertúlia na Casa do Alentejo - a mesa que presidiu à sessão e o grupo que a encerrou.]

Sem comentários:

Enviar um comentário