sábado, 17 de novembro de 2012

"Fernando Pessoa e a Gestão" em apresentação de Maximiano Gonçalves




Que Fernando Pessoa tinha escrito sobre gestão, legando muitas indicações hoje preciosas, caldeadas no seu mister de guarda-livros e também numa biblioteca de economia que foi construindo, não se ignorava. Mas Maximiano Gonçalves apresentou ao público da Biblioteca Municipal de Setúbal o trajecto do poeta e guarda-livros a um ritmo de certeira descoberta, cruzando os escritos pessoanos com aquilo que hoje sabemos que domina a gestão.
Maximiano Gonçalves foi o convidado da Associação Cultural Sebastião da Gama para, na noite de 3 de Novembro, falar sobre “Fernando Pessoa e a gestão”. Colaborador do Diário de Notícias, da RDP, da TSF e do Le Monde Diplomatique, Maximiano Gonçalves já trabalhou em gestão e leccionou nessa área, versando a liderança, a dinamização de recursos humanos e comportamento organizacional. Tem publicada a obra Dizer é preciso (1998), que reúne as suas crónicas transmitidas na RDP.
Fernando Pessoa não foi caso único neste ofício de empregado de escritório, que era também correspondente de línguas, tradutor e publicitário. Nomes grados como Erich Maria Remarque ou Fitzgerald também passaram pela publicidade, como Pessoa. Além disso, o escritor dos heterónimos chegou a criar a sua própria empresa no mundo da edição, a Íbis, ainda que com resultados modestos. Defensor da livre empresa, Pessoa avançou em Portugal com a ideia de consultoria e teorizou sobre organização. De igual forma apregoou princípios que relacionam as empresas com as sociedades em que estão envolvidas – “as empresas comerciais e industriais participam do estado moral das sociedades a que pertencem”.
Foi todo este universo que Maximiano Gonçalves nos levou a visitar perante uma assembleia atenta. Afinal, falava-se também de Fernando Pessoa, o poeta que Sebastião da Gama admirou, leu, estudou, chegando mesmo a revelar essas leituras nos seus poemas! - JRR
[na foto: Manuel Pisco (vereador da CMS), Maximiano Gonaçalves e João Reis Ribeiro (ACSG)]

Sem comentários:

Enviar um comentário