quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dos associados (32) - Cunha Bento apresentou casas nobres e apalaçadas em Setúbal




A tarde de 26 de Outubro do Centro de Investigação Manuel Medeiros, da Universidade Sénior de Setúbal (Uniseti) foi preenchida com a palestra “Casas nobres e apalaçadas em Setúbal – passado / presente e futuro”, proferida pelo nosso associado António Cunha Bento, no auditório da Biblioteca Municipal de Setúbal.
Perante uma plateia de cerca de meia centena de pessoas, as construções setubalenses nobres e apalaçadas erguidas no interior da muralha do século XVII desfilaram na sua história e nas observações do que falta ainda para saber em termos de história local.
Foram 17 as edificações apresentadas, algumas com histórias mais conhecidas, várias com a perspectiva de virem a ser contadas histórias.
António Cunha Bento deixou, no final deste aturado trabalho de divulgação e de reconhecimento, a mensagem de que “classificação só por si não basta”, uma vez que a reconstrução e a reabilitação devem constituir parâmetros a serem considerados.
Colaborador em muitas iniciativas de âmbito local, António Cunha Bento (n. 1946) é autor de várias intervenções em defesa do património, tem serviço prestado no movimento associativo sadino de âmbito histórico-cultural e é uma referência incontornável no que à história regional diz respeito, seja pela disponibilidade para a troca de informações, seja pelo acervo historiográfico local que detém, seja pela meticulosidade de informação que o caracteriza. Um nome a ser considerado para uma distinção local na área da cultura, sem favor, tal como chegou a ser alvitrado na sessão.
António Quaresma Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário