domingo, 6 de maio de 2012

Dos associados (26) - Primeiros sócios honorários da ACSG


A Associação Cultural Sebastião da Gama tem desde ontem três sócios honorários: Joana Luísa da Gama, Luís Gonzaga Machado e João Manuel Gama, este último a título póstumo.
Na assembleia geral ontem efectuada, a direcção propôs os três novos sócios honorários, com aprovação por unanimidade.
As razões invocadas para a concessão de tal título foram, no caso de Joana Luísa da Gama (n. 1923), a dedicação pessoal a Sebastião da Gama, prolongada na sua acção de fiel depositária do espólio do poeta e na sua acção promotora para a divulgação da obra, com a responsabilidade indirecta e, por vezes, directa, da publicação de vários títulos póstumos de Sebastião da Gama, medidas que têm contribuído para o conhecimento do poeta e para a preservação da sua memória.
Já no caso de Luís Gonzaga Machado (n. 1924) e de João Manuel Gama (1927-2011) as razões apresentadas pela direcção foram no sentido do contributo que um e outro deram para a criação do movimento que originou o surgimento da Associação Cultural Sebastião da Gama e para a construção do monumento em honra do poeta, inaugurado em 2007.
O título de “sócio honorário” é atribuído em assembleia geral por proposta da direcção ou de um mínimo de 25 associados e pretende destacar qualquer associado, singular ou colectivo, que tenha prestado serviços ou qualquer contribuição considerada relevante para os fins da Associação. - JRR


Os três sócios honorários da ACSG: Luís Gonzaga Machado e Joana Luísa da Gama (foto de Março de 2011) e João Manuel Gama (foto de 2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário