sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dos associados (14) - Pedro Eurico Correa Lisboa (1924-2011)

O Público de hoje anuncia a missa de 30º dia do Professor Doutor Pedro Eurico Correa Lisboa (que ocorrerá amanhã). Era o nosso associado nº 71, praticamente desde que a Associação Cultural Sebastião da Gama foi criada.
Amigo de Sebastião da Gama, foi também o seu médico na parte final da doença que o vitimou em 1952. Foi na casa família Lisboa, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que Sebastião da Gama se acolheu quando tinha de permanecer na capital ao longo do seu curso de Românicas, em que era colega de Eurico Lisboa, irmão de Pedro e de João Lisboa.
Pedro Eurico Correa Lisboa ficou conhecido na área da diabetologia, em que se especializou, tendo trabalhado em Boston e em Lisboa, no Hospital de Santa Maria e na Faculdade de Medicina de Lisboa. Deixa vasta obra no domínio médico, de que se recordam títulos (alguns em co-autoria) como: Diabetes (1955), Hiperglicémias (1957), Tratamento Dietético da Diabetes (1962), Diabetes Lábil – Considerações sobre a sua patologenia e clínica (1965) e Relance sobre a História da Medicina Contemporânea. A farmacêutica Bayer homenageou-o há poucos anos, atribuindo o seu nome a uma bolsa dedicada à investigação.
Mário Viana de Queiroz, médico ligado à reumatologia e à Faculdade de Medicina de Lisboa, em texto disponível na net, historiou os serviços da sua especialidade no Hospital de Santa Maria e testemunhou sobre Pedro Eurico Correa Lisboa, exaltando também o seu elevado sentimento humano: “As suas primeiras consultas demoram, em média, 2 a 3 horas e no final do interrogatório pergunta sempre aos seus doentes se têm algum remorso, algum problema por resolver, um espinho cravado no coração por causa da mulher, dos filhos, da família, do trabalho, dos colegas.”
Pedro Lisboa colaborou no quarto número do Boletim da Associação Cultural Sebastião da Gama com um texto intitulado “A Doença do Sebastião”. - JRR

Sem comentários:

Enviar um comentário