sábado, 22 de maio de 2010

"Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora" - um cd com as mensagens do poeta (e muito mais)

O cd Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora já está disponível na Associação. A sua apresentação pública ocorrerá, como está noticiado ao lado, em 5 de Junho (Sábado), pelas 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, e todos os participantes neste cd que lhe emprestaram as vozes e a música já manifestaram a intenção de estarem presentes no evento.
O cd contém 26 textos de Sebastião da Gama (prosa e poesia), diversificados na temática, na geografia e no tempo, dando uma imagem da pluralidade e da riqueza da obra de Sebastião da Gama. Há excertos do Diário, das obras publicadas em vida e de obras póstumas; há uma justificação para se gostar de poesia (apresentada aos alunos e testemunhada no registo de uma aula) e há a poesia que cantou a Arrábida, a vida, o amor, os sítios; há também o último texto que Sebastião da Gama escreveu (em prosa, curiosamente) e que é um hino de amor à vida, à esperança e à liberdade; há ainda um libreto com os textos ditos e com abundantes fotografias de várias fases da vida de Sebastião da Gama.
Por este cd passa a música de Rui Serodio e passam as vozes dos actores do Teatro Animação de Setúbal (TAS) Célia David, Fernando Guerreiro, José Nobre e Maria Clementina e também a voz de uma colega de estudos de Sebastião da Gama, a Dra. Maria Barroso; passam ainda as palavras introdutórias, breves mas pertinentes, do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa; passa também o esmero gráfico e sonoro que lhe deu Jorge Calheiros, setubalense que assumiu participar neste projecto também por uma questão de cidadania; passa, finalmente, o cumprimento do principal objectivo que tem a Associação Cultural Sebastião da Gama: divulgar a obra e a mensagem do seu patrono.
Houve apoios que foram essenciais para que este projecto chegasse a bom porto, designadamente a participação de parceiros como (por ordem alfabética): Banco BPI, SA; Câmara Municipal de Setúbal; Fundação Buehler-Brockhaus; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Oriente; Grupo Nabeiro - Delta Cafés; Junta de Freguesia de S. Lourenço (Azeitão); Junta de Freguesia de S. Simão (Azeitão); Ramos & Varela, SA.
Agora, fica o convite para que o leitor seja mais um a aceder a esta obra. Com encontro marcado para 5 de Junho, pois! - JRR

1 comentário:

  1. Não quero, de modo algum, perder esta oportunidade. Sinto-me feliz por estar em Portugal e poder estar presente num evento tão significativo para o mundo das letras e artes. Será um prazer e uma enorme honra. Lá estarei e levarei amigos. Abraço e parabéns pela valiosa iniciativa.

    ResponderEliminar