sábado, 21 de julho de 2012

Memória: José Hermano Saraiva (1919-2012)


José Hermano Saraiva, que trouxe a história de Portugal até muitos de nós e nos ensinou a ter gosto pela nossa identidade, foi também um apreciador de Sebastião da Gama e com ele se cruzou nos corredores da Faculdade de Letras.
Aquando da construção do monumento que a nossa Associação erigiu em Azeitão em 2007, José Hermano Saraiva integrou a Comissão de Honra desse monumento. Infelizmente, não pôde assistir à cerimónia de inauguração em 9 de Junho de 2007!
Uns dias depois, visitei-o na sua casa de Palmela para lhe oferecer, em nome da Associação, a medalha então cunhada e para lhe contar o que tinha sido a festa. Conversámos sobre Sebastião da Gama e garantiu que haveria de fazer um programa televisivo sobre o poeta azeitonense. Com efeito, três anos depois, em Junho de 2010, uma edição do programa “A alma e a gente” era dedicada ao “poeta da Arrábida”.
O homem que nos contou histórias e encheu Portugal com um pouco mais de cultura e de saber partiu. Fica-nos a sua memória e uma homenagem à erudição e ao saber. - JRR

[foto: José Hermano Saraiva, em 18 de Junho de 2007, lendo o Boletim Informativo da Associação Cultural Sebastião da Gama]

Sem comentários:

Enviar um comentário