sábado, 20 de novembro de 2010

Sebastião da Gama apresentado a universitários séniores

Vieram da Amadora até Setúbal para um encontro com os colegas da Universidade Sénior de Setúbal. Consigo trouxeram o companheirismo da instituição sob que se albergam, o Clube Universitário Tempo Livre da Amadora (CUTLA). Como afinidade dos dois grupos, a literatura, uma vez que os de Setúbal integram a respectiva Oficina de Poesia e os da Amadora vieram sob os auspícios da disciplina de Literatura. Um dos pretextos foi uma visita à obra de Sebastião da Gama.
A acção correu na tarde de ontem, em Azeitão, no Museu Sebastião da Gama, onde a nossa Associação apresentou o “Poeta da Arrábida” ao grupo de Setúbal e ao grupo da Amadora (cerca de 40 participantes), sob o título “Sebastião da Gama – Meu caminho é por mim fora”, um peregrinar pela obra e pela biografia do poeta azeitonense, que teve a vida reduzida a 27 anos e que a memória tem prolongado até ao presente. No final, os alunos de Setúbal leram poemas seus de homenagem a Sebastião da Gama, enquanto os da Amadora apresentaram leituras de poemas do poeta.
Presente esteve também Joana Luísa da Gama, que, nos seus 87 anos, insiste em acompanhar a obra do marido, que também tem tido projecção graças à sua persistência.
A tarde ficou mais cheia com este viajar nas palavras e na mensagem do nosso patrono. E, pelos testemunhos ouvidos, o essencial da obra do poeta da “serra-mãe” continua a atrair muitas sensibilidades e a despertar muitas curiosidades e vontades de saber mais… - JRR

Sem comentários:

Enviar um comentário