Avançar para o conteúdo principal

Dos associados (17) – João Manuel Gama Correia (1927-2011)

Era o nosso associado nº 2. Entusiasta da construção do monumento a Sebastião da Gama, bem como da Associação Cultural Sebastião da Gama desde o seu início (para cuja criação contribuiu), nela desempenhou o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral. João Manuel Gama Correia era primo do poeta de Azeitão e pai do estilista Nuno Gama, também nosso associado. Conhecido pela sua actividade comercial, exerceu também cargos dirigentes na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
A foto que aqui se reproduz recorda o momento em que João Gama participava, com outros dirigentes da Associação, num encontro com o escultor Francisco Simões, no Rossio de Azeitão, com vista à construção do monumento a Sebastião da Gama. Estávamos em 27 de Abril de 2006. – JRR

Comentários

  1. Pelo legado que semeou, bem haja. Eu conheço parte do legado familiar e sinto-me honrada por ser amiga desta gente...

    Gina

    ResponderEliminar
  2. As pessoas queridas nunca morrem porque permanecem, para sempre, na memória de quem os quer bem... (Ana Rita Caleiro)

    ResponderEliminar
  3. Lembrar com saudade...é viver o amor que fica!
    Obrigada,tio João!!!

    ResponderEliminar
  4. Agradeço à Associação todo o carinho demonstrado pela perda do meu marido que tanto amou e desenvolveu esforços no sentido de ser criada a Associação e desse modo contribuir para a divulgação da obra de Sebastião da Gama.
    Maria Teresa Gama Correia

    ResponderEliminar
  5. Bonita foto. Gosto de lembrar o tio assim.
    Fátinha

    ResponderEliminar
  6. Meu querido avô...
    Há uma frase que me disseram nestes últimos dias e que me faz sentido: o prazer de te ter conhecido e de ter vivido contigo supera em muito a dor de te perder.
    Mariana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Pequeno poema" ou uma evocação do nascimento

"Pequeno poema" ( Aqui e além . Dir: José Ribeiro dos Santos e Mário Neves. Lisboa: nº 3, Dezembro.1945, pg. 14) O dia do nascimento quis perpetuá-lo Sebastião da Gama num dos seus textos poéticos. E assim surgiu “Pequeno Poema”, escrito em 7 de Maio de 1945 e, em Dezembro desse ano, publicado no terceiro número da revista Aqui e além e no seu primeiro livro, Serra Mãe , cuja primeira edição data também desse Dezembro. De tal forma a sua mensagem é forte, seja pela imagem da mãe, seja pela alegria de viver, que este texto aparece não raro nas antologias poéticas, temáticas ou não, como se pode ilustrar através dos seguintes exemplos: Leituras II [Virgílio Couto (org.). Lisboa: Livraria Didáctica, 1948?, pg. 74 (com o título “Quando eu nasci”)], Ser Mãe [Paula Mateus (sel.). Pássaro de Fogo Editora, 2006, pg. 45], A mãe na poesia portuguesa [Albano Martins (sel.). Lisboa: Público, 2006, pg. 310]. (JRR)

Joana Luísa da Gama - Esta senhora faz hoje 87 anos

Em 28 de Fevereiro de 1923, nascia em Azeitão Joana Luísa, que viria a ser a amiga, a companheira e a mulher de Sebastião da Gama. Passam agora 87 anos de uma vida que, em parte, foi dedicada à obra do poeta, preservando-a e dando-a a conhecer, disponibilizando-a para estudo. Uma vida que tem passado também por gestos de voluntariado e por esse acto simpático que tem sido acompanhar aquilo que sobre o poeta vai sendo feito. Podemos evocar aqui dois momentos de simpatia e carinho que Sebastião da Gama teve com Joana Luísa em dias de seu aniversário. Um, em 1944, quando no 28 de Fevereiro desse ano lhe ofereceu um exemplar da antologia Poesias Selectas de Frei Agostinho da Cruz , organizada por Augusto Pires de Lima (Col. “Portugal”. Porto: Domingos Barreira Editor, 1941) e, no final, lhe grafou longa dedicatória em duas páginas: “… E por saber, Joana Luísa, que são flores da Arrábida os melhores parabéns que poderia dar-te, aqui te deixo este ramo delas, a perfumar-te o caminho; a mostr...

Joana e Sebastião: uma história feita de livros e de poemas

  É verdade! Uma história feita de livros e de poemas. Feita de vida. De duas vidas. De uma vida. De vida. Joana e Sebastião - quando o amor se entrelaça com a vida e com a poesia. Aqui . Na foto: Joana e Sebastião, no Portinho da Arrábida, na década de 1940